“LISA”, o fracasso da Apple que deu certo!

Ética e Moral
  • 26/01/2017
  • Ética e Moral
“LISA”, o fracasso da Apple que deu certo!

Em 1983 a Apple Computer Inc lança o computador “LISA”, que se torna um grande fracasso comercial, porém, desempenha um papel crucial no desenvolvimento do MAC, que pode ser considerado, um dos maiores marcos de êxito na historia da tecnologia do planeta.

O sucesso em empreendimentos está muito ligado ao processo de tentativa e erro. A experiência pessoal pode ser entendida como a forma como as pessoas aprendem, e o mesmo pode ser dito sobre as organizações. As empresas ganham experiência e capacitação a partir das experiências corporativas.

A velocidade de mudança dos mercados globais exige que a melhoria contínua seja norma pétrea na conquista do sucesso, o desafio é entendermos que o fracasso é na grande maioria dos casos, parte relevante deste processo. É preciso compreender que para alcançarmos objetivos grandiosos, é preciso incorporar uma cultura onde as pessoas não são penalizadas pela tentativa e erro, e sim, encorajadas a  explorar e construir novas ideias para o máximo de atividades possível.

Algumas organizações entendem que o erro gera perguntas, e estas, tem a propriedade de impulsionar as pessoas que as compõem a entender seus processos de forma mais sistêmica e profunda. Imagine que uma organização permita que as pessoas que a constituem, possam ter um período diário para desenvolver novas ideias e soluções para o negócio como um todo. Se permitir fracassar de forma planejada, tem o condão que reduzir o erro e iluminar novas formas de realizar coisas, identificar novas oportunidades e transformar realidades.

A criatividade, que considero uma das habilidades mais poderosas da historia da humanidade, não pode ser negligenciada pelos indivíduos e muito menos pelas organizações, pois ela é capaz de construir um novo modo de ver o mundo ou um novo modo de transformá-lo.

O Fracasso do LISA de Steve Jobs fez com que rotas fossem corrigidas por meio da criatividade e grandiosas façanhas fossem realizadas.

 


Fotos